Diante do clima de incerteza dos últimos meses por causa da pandemia de coronavírus, o arquiteto italiano Valentino Gareri trouxe à vida um novo modelo escolar: a “Tree-House School”. O projeto apresenta uma escola integrada à natureza no pós-pandemia, com espaços conjugados para reforçar a conexão entre o interior e o exterior.
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Segundo a Gazeta do Povo, a ideia do arquiteto é que os alunos dos três níveis educacionais –ensinos infantil, fundamental e médio – compartilhem o mesmo ambiente e, ao mesmo tempo, conservem sua independência. A escola seria concebida como uma casa na árvore. Para Valentino Gareri, essa é uma forma de estreitar a relação dos jovens com o espaço verde.
No projeto, os edifícios educacionais interligados formam dois anéis e possuem dois pátios e cobertura como área útil. Além disso, os módulos feitos de madeira, com 55 metros quadrados cada, podem abrigar salas de aula com até 25 estudantes.
A sustentabilidade e a autossuficiência são dois pontos importantes do projeto do arquiteto italiano. A escola pensada para o pós-pandemia possui dispositivos para economia de energia e traz coletores de água de chuva, painéis fotovoltaicos e turbinas eólicas no telhado mais alto.
A proposta inclui materiais naturais e técnicas construtivas de baixo custo. Dessa forma, o projeto – considerado como flexível e adaptável – poderia trazer benefícios para toda a comunidade.